domingo, 21 de novembro de 2010

DOIS MESES

Primeiros sorrisos de verdade

A partir daqui, tudo o que você fizer será recompensado com lindos sorrisos desdentados. Os primeiros sorrisos para valer certamente figuram entre as conquistas que mais tocam o coração dos pais. De certo modo, é a hora do retorno. Você troca fraldas, alimenta, dá banhos, beija e acaricia seu bebê sem grandes recompensas. Mas, de repente, acontece: seu filho sorri e você tem certeza de que não é coincidência. É um momento especial, mesmo que a noite anterior tenha sido dificílima.

Roberto lembra que a primeira risada da filha Olívia encheu seus olhos de lágrimas. "Eu tinha tido um dia péssimo no trabalho", conta. "Não tinha dormido bem e o trânsito estava horrível. Quando finalmente cheguei em casa e minha mulher me entregou o bebê, ela olhou direto para mim e abriu um sorriso maravilhoso com todas aquelas gengivas. Lembro ter pensado 'ela sabe quem eu sou'. Nada mais teve importância."

Sofia: Sorri demais e hoje de manhã eu dei banho nela e reuní todas as duas bonecas e bichinhos de pelúcia para comemorar seus dois meses e ela adorou e fez a maior festa!!! Foi bem divertido!

Desenhos mais complexos em alta

Aos 2 meses, o bebê começa a deixar para trás sua preferência inicial por objetos de duas cores e passa a gostar de desenhos detalhados, com padrões, cores e formas mais complexos. Deixe seu filho olhar e tocar uma gama maior de objetos. Entre as boas opções estão brinquedos de plástico e bolas macias.

Sofia: Adora um pato de pelúcia antialergico que ela tem e um socalho de borracha. E agora sorri quando olha para as bonecas!

Sono por mais tempo

Se o seu filho dorme a noite inteira, sinta-se privilegiada. A maioria dos bebês ainda requer uma ou mais mamadas durante a noite. Mas a boa notícia é que ele já deve estar dormindo por períodos maiores, assim como ficando acordado por mais tempo. Grande parte dos bebês de 2 meses dorme em ciclos de duas a quatro horas e permanece acordada por até dez.

Sofia: Ela já dormia bem e bastante. Agora ta dormindo menos de dia e sonecas a noite são mais longas, chegam até 6hs de sonecas, as vezes!

Movimentos menos bruscos

Os movimentos parecem mais controlados. Você perceberá que o uso descoordenado de braços e pernas dos dias de recém-nascido deu lugar a movimentos mais serenos e arredondados. Aos 2 meses, a criança também começa a conseguir pegar objetos voluntariamente. No início, o ato de pegar alguma coisa era mais involuntário e instintivo. A aptidão vai se aprimorando nos próximos meses, e aos 4 meses ela conseguirá segurar o que quiser. 

Sofia: Segura meu dedo quando lá tomando leitinho e quando eu coloco ela para arrotar ela segura meu cabelo, meu colar, minha blusa, e muitas vezes fica alisando meu braço! 

Desenvolvimento social
Uma prova do seu desenvolvimento social são os gestos fisionômicos que faz quando vê um rosto humano. Eles podem enrugar a testa e até sorrir. Observando o rostinho, podemos perceber satisfação, alegria, excitamento, angústia.

Outro exemplo da socialização é ficar imóvel ao ouvir uma voz conhecida e emitir gorjeios e vocalizações.
Umas das grandes conquistas dos bebês de 2 meses se refere ao comportamento emocional. É possível observar o movimento de pedalagem, onde o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando uma bicicleta, e torce o corpo para mostrar alegria.

Sofia: Eu percebo quando ela está satisfeita, encantada, assustada, enjoada, carente, angustiada!!! E ela pedala muito... é bem engraçado... eu fico perguntando para onde ela vai pedalando na sua bicicleta invisivel. hihi

Todos os bonecos presentes na festa e mamãe também.

A diversão tomou conta. PARABÉNS FILHOTA!!!

A festinha dela foi bem animada pela manhã.


Mais tarde tem mais!
De noite faço um post só para postar a festinha da tarde!!!

Beijosss!

Um comentário:

  1. Gabi,
    Que fofa, linda e grande está a Sofia !!! Linda, Linda, linda !!!! Vc está fazendo um ótimo trabalho... é uma mãe maravilhosa... parabéns para vc tb !!!! e aguardo para ver as fotos da festinha...

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então deixa seu recadinho! :)